domingo, 1 de março de 2009

No Deserto



O deserto...
A necessidade de 40 dias...
A necessidade de um novo começo...



Está muito calor.
É um calor seco, onde sinto o ar sair mas muito pouco a entrar.
O sol queima e aos poucos sinto-me a sufocar.

No princípio ainda estava fácil, porque me sentia embalada no caminhar de um pé enterrado aqui, outro acolá, achava engraçado, mas agora os pés doem e sinto a necessidade de encontrar o mais depressa possível um sítio que me dê firmeza ao caminhar, apesar de saber que aqui não vou encontrar isso, aqui tudo sai do lugar, aqui tudo não tem estabilidade, tudo deixa de ser certo e seguro.

E nasce o medo de um solo desconhecido a cada passo.

O vento dança pela minha face. É tão agradável.
É uma força, é uma vontade nova, é algo que torna estes 40 dias em algo único e imaginável...
Todos os dias me surpreende com uma nova dança...

É tão bom estar aqui, assim, pousada nas palmas das Tuas mãos de tamanha ternura. Juntamente com o vento Tu sopras sobre mim. Fecho os olhos e deixo os cabelos voarem.

De vez em quando algumas miragens. Vozes que por momentos me parecem vir salvar de toda esta sede que tenho, vozes que me indicam um caminho para um local mais fresco.

Caminho, as pernas já doem, e continuo até me aproximar mais da água que brilha ao longe para mim. Estou cega pelas poeiras de areia que de momentos a momentos se levantam, e não me dou conta de que a distância entre mim e a água, mesmo depois de todo o caminhar, mantém-se igual desde o primeiro olhar. Não é água, não é nada, e fico cansada e apesar de tudo desanimada.

Volto para as Tuas mãos. Estou ofegante. Fui tentada no desespero. Sinto-me infiel.

Voltas a soprar sobre mim, e aos poucos as poeiras saem dos meus olhos.

Tu prometeste, Tu prometes e continuas a prometer que a palma das Tuas mãos são melhores que qualquer jarro de água. Que se confiar matarei toda e qualquer sede. Mas sou tão hesitante. Não vejo água, e corro para o primeiro brilho que se assemelhe a uma gota de água. A sede aumentou.

Aos poucos vou conhecendo uma gota que apesar de não brilhar, mantém toda a sua simplicidade, numa preciosidade enorme.

Está um silêncio tão bom.
O vento esse continua a soprar, a dançar em volta de mim num rodopio constante e eu fico ali, assim, aninhada, de pernas cruzadas, deitada de costas para cima, de costas para baixo nas Tuas mãos. A minha inquietude não me permite estar apenas numa só posição.

Vejo o sol ao nascer, vejo o sol ao anoitecer.
Dias que passam e eu só quero estar naquele silêncio.

Todos os dias o céu pinta-se de tons diferentes. Ao longe vejo tons de rosa, azuis, arroxeados, de um dia a terminar. Estou cansada de estes dias todos a caminhar, tantas vezes a necessidade de desistir e de me deixar enterrar, mas ao fim de cada dia, fecho os olhos com um sorriso, aqui no deserto fico maravilhada com toda esta beleza envolvente.

Aos poucos vou me (des)habituando às dificuldades do caminhar.
Dentro de alguns dias chegarei a terra, sem duvida, mais firme.
Nessa altura já terei crescido... pelo menos 40 dias.




Olha Papá
Neste momento aqui deitada, em que me seguras a embalar, reparo no encanto dos Teus olhos.
Tens um olhar meigo, e ao mesmo tempo, forte e protector.

Quando estou cansada e desanimada, fazes-me sentir acolhida.

Quando volto ao caminho, o Teu olhar mostra o quanto acreditas em mim.

Obrigada pela Tua companhia silenciosa durante todos estes dias!

Obrigada pelo Teu sopro de vida.


4 comentários:

Teresa disse...

Obrigada, linda Ana!! :)

Sol da manhã disse...

Obrigada Abbá...Obrigada...










Obrigada Anita por este momento de Silêncio... obrigada...

Anónimo disse...

"...fico maravilhada com toda esta beleza..."

Inês disse...

Ainda fiquei por momentos a pensar: "Ui, foi mesmo ela que escreveu isto? Ná, deve ter tirado de um livro qualquer...".
E depois pensei: "Ná, a Anita tem um valor que nem ela imagina... claro que foi ela".
No MSN:

Inês (Rocks) diz:
foste mesmo tu que escreveste aquilo no teu blog?
Inês (Rocks) diz:
ta tao lindo
[R]Ana diz:
fui
[R]Ana diz:
obrigada!


Foste mesmo.
Obrigada, Anita :)
És linda.